Meditação e Mindfulness

A meditação é uma prática que, se for feita regularmente, pode trazer excelentes benefícios para os corpos físico, mental, espiritual e energético.

É uma prática é milenar, mas chegou há poucos anos ao Ocidente.

A meditação, além de muito prazerosa, também, desenvolve a intuição, aumenta a concentração, a produtividade, a criatividade, previne doenças e ajuda na cura.

Estresse, hipertensão arterial, tabagismo, ansiedade, dores crônicas, tensão pré-mestrual, síndrome do pânico etc são amenizados pela prática regular da meditação.

Após anos de estudos sobre os benefícios da meditação, pesquisadores americanos criaram o “Mindfulness”, que vem a ser traduzido como “atenção plena” ou “consciência plena”, para desvincular a atividade das práticas meditativas filosóficas e religiosas.

O Mindfulness ajuda a pessoa a perceber e se apropriar dos seus pensamentos e sentimentos;  ensina a filtrar e descartar os que não servem.

Ajuda a perceber o mundo como ele é, sem expectativas e filtros pessoais.

Hoje em dia, o Mindfulness, é praticado, diariamente, em grandes empresas americanas e européias.

No Brasil a prática, como meditação ou mindfulness, também, está tornando-se regular e com mais adeptos.

Técnica de meditação com respiração “Cumbaca” – Yoga do Coração

1- Escolha um local silencioso e agradável; onde não será incomodado.
 2- Sente-se ereto, porém, com o corpo relaxado. 
3- Coloque suas mãos sobre os joelhos com as palmas viradas para cima e feche seus olhos. 
4- Respire, por alguns instantes, inspire pelo nariz e solte pela boca, sem preocupar-se. 
5- Troque essa respiração por uma respiração rítmica contando:
 4 tempos para inspirar,
 4 tempos para pausar com o ar nos pulmões, 
4 tempos para expirar e 
4 tempos com o pulmão sem ar.

Repita 12 vezes a respiração “Cumbaca”, contando silenciosamente.

Gradativamente, aumente os tempos e os minutos da meditação.

6- Foque, apenas, na respiração e sinta sua energia vital fluir por todo o corpo.

Se durante a meditação aparecer algum pensamento, ignore-o e deixe-o ir; continue com sua respiração consciente.

Toda prática tem que ser regular para virar um hábito.

Espero que que gostem e se beneficiem dessa simples e poderosa prática.

 

Fontes:

Yoga do Coração- Josh Schrei

Mindfulness- Creative Business

Contato

Av. das Hortênsias, 2676, loja 6, Ed. Vale do Quilombo, Centro, Gramado, RS

Visualizar no Waze