A humanidade, sempre, foi marcada por inúmeras mudanças mas, nunca se viu tantas, tão rápidas e profundas transformações.
Nem mais se nasce, ou se morre, como antigamente.
Tudo que era, já era!
Estamos vivendo em um novo mundo que, para o psicanalista Jorge Forbes, pode ser chamado de Terra Dois.
A maneira linear, orientada e com padrões de referências estáveis que conhecíamos, e seguíamos, está acabando e, muitas coisas, nem existem mais.
Em mais um neologismo, Forbes diz que estamos desbussolados, isto é, sem referências concretas e sem um único caminho a seguir já que, na Terra Dois, existe uma gama infinita de escolhas a serem feitas.
Com a inteligência artificial super avançada, e capaz de nos induzir aos interesses de terceiros, o que mais precisamos cuidar é da nossa integridade.
O livre arbítrio está perdendo lugar para os algoritmos que influenciam e manipulam as nossas preferências e tomadas de decisões.
Mais do que nunca o aforismo de Sócrates foi tão necessário: “Conhece-te a ti mesmo.”
Pensar por si e assumir a responsabilidade por suas preferências é fundamental para o sujeito da pós modernidade.
O ser humano não mais se adequa a um só padrão para ser aprovado.
A validação nasce da autoaceitação, do mindset e da autenticidade.
Nunca antes as soft skills foram tão necessárias.
Inclusive, para o antropólogo Yuval Harari, nesse novo mundo, o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade deveria ser ensinado nas escolas.
Discernimento ante a gama de informações é super necessário, pois, até as fake news podem se tornar verdades em, apenas, um número X de cliques.
Mas, o texto não é para preocupar e, sim, alertar e trazer algumas reflexões.
Precisamos ser únicos e criar novos rumos para seguir adiante porém, sendo flexíveis e complementares.
Precisamos entender, e respeitar, o que faz, ou o que não faz, sentido para as nossas vidas, já que tudo que existe é legítimo.
Nesse mundo globalizado onde as certezas são temporárias e a evolução é uma constante, a urgência é aprender a mudar, é quebrar as resistências e abrir-se ao novo.
O encantamento da vida na Terra Dois é viver com o espírito jovem, redescobrindo-se e adaptando-se a cada novo momento; é receber o futuro com curiosidade e realizar a sua missão com alegria e dignidade.
Lenora Santos
Treinamento & Desenvolvimento