Terra Dois

A humanidade, sempre, foi marcada por inúmeras mudanças mas, nunca se viu tantas, tão rápidas e profundas transformações.

Nem mais se nasce, ou se morre, como antigamente. 

Tudo que era, já era!

Estamos vivendo em um novo mundo que, para o psicanalista Jorge Forbes, pode ser chamado de Terra Dois.

A maneira linear, orientada e com padrões de referências estáveis que conhecíamos, e seguíamos, está acabando e, muitas coisas, nem existem mais.

Em mais um neologismo, Forbes diz que estamos desbussolados, isto é, sem referências concretas e sem um único caminho a seguir já que, na Terra Dois, existe uma gama infinita de escolhas a serem feitas.

Com a inteligência artificial super avançada, e capaz de nos induzir aos interesses de terceiros, o que mais precisamos cuidar é da nossa integridade. 

O livre arbítrio está perdendo lugar para os algoritmos que influenciam e manipulam as nossas preferências e tomadas de decisões. 

Mais do que nunca o aforismo de Sócrates foi tão necessário: “Conhece-te a ti mesmo.”

Pensar por si e assumir a responsabilidade por suas preferências é fundamental para o sujeito da pós modernidade.

O ser humano não mais se adequa a um só padrão para ser aprovado. 

A validação nasce da autoaceitação, do mindset e da autenticidade.

Nunca antes as soft skills foram tão necessárias.

Inclusive, para o antropólogo Yuval Harari, nesse novo mundo, o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade deveria ser ensinado nas escolas.

Discernimento ante a gama de informações é super necessário, pois, até as fake news podem se tornar verdades em, apenas, um número X de cliques. 

Mas, o texto não é para preocupar e, sim, alertar e trazer algumas reflexões.  

Precisamos ser únicos e criar novos rumos para seguir adiante porém, sendo flexíveis e complementares.

Precisamos entender, e respeitar, o que faz, ou o que não faz, sentido para as nossas vidas, já que tudo que existe é legítimo.

Nesse mundo globalizado onde as certezas são temporárias e a evolução é uma constante, a urgência é aprender a mudar, é quebrar as resistências e abrir-se ao novo.

O encantamento da vida na Terra Dois é viver com o espírito jovem, redescobrindo-se e adaptando-se a cada novo momento; é receber o futuro com curiosidade e realizar a sua missão com alegria e dignidade.

Lenora Santos

Treinamento & Desenvolvimento


Contato

Av. das Hortênsias, 2676, loja 6, Ed. Vale do Quilombo, Centro, Gramado, RS

Visualizar no Waze