Escutar para compreender é a maneira mais eficaz para se ter sucesso na comunicação.
Quando uma pessoa está falando, a atenção do ouvinte de ser 100% para a mensagem emitida, sem a preocupação na resposta a ser dada.
Não se deve tentar adivinhar o que o outro tem a dizer.
Manter o contato visual é de grande valia, já que, através dele, podemos ouvir o que não se expressa verbalmente.
Enquanto estivermos escutando, temos que ter consciência das emoções que surgem para podermos ter autocontrole e não perder o foco no tema apresentado.
Para termos certeza de que estamos sendo ouvidos, ou se nossa mensagem está sendo clara, deve-se recorrer às técnicas de feedback.
Muito importante para quem quer ser ouvido e entendido é saber que existem vários tipos de canais de comunicação e que os ouvintes entendem de acordo com seu canal predominante: visual, auditivo ou cinestésico (tato, olfato e paladar).
Como ouvinte, para não perdermos o foco do assunto e, ao mesmo tempo, registrarmos as informações apresentadas, podemos recorrer ao recurso de anotarmos os pontos mais importantes.
Pelo telefone, o tom da voz representará 80% da eficácia da comunicação. A escolha das palavras que fortaleçam o teor da mensagem é de suma importância e, como sempre, ouvir o que o interlocutor tem a dizer.
Atenção: o ouvinte consegue controlar a comunicação enviando sinais positivos ou negativos para orador.
Quando as pessoas sentirem-se compreendidas, mais confiança elas terão em você e a comunicação acontecerá de forma mais clara e objetiva.
Lenora de Oliveira Santos