Descobri que sou uma Nexialista.
“Nexialismo foi o termo cunhado por Walter Longo para exemplificar a qualidade de um profissional que consiga dar sentido aos diferentes conteúdos produzidos nos mais diversos setores de uma empresa.”
É uma “supra- ciência que integra de maneira sinérgica, complementar e sequencial as várias disciplinas que compõe o conhecimento.”
Mais do que um especialista e/ou generalista, nexialista é uma pessoa curiosa e inquieta; que tem amor e desejo pelo conhecimento e o busca para o alcance dos melhores resultados.
Eu, enquanto nexialista, não tenho todas as resposta mas, busco e desenvolvo perguntas poderosas para ajudar e estimular os clientes, e alunos, a buscar informações; a investigar, analisar e desafiar respostas prontas, a compartilhar experiências e a encontrar os melhores meios para atingir as metas e objetivos pessoais, profissionais e/ou organizacionais.
E, cada vez mais, precisamos de nexialistas.
Precisamos de pessoas, e líderes, que pensem fora da caixa, que tenham uma “cabeça de hiperlink “ ( estudiosas, proativas, com grande curiosidade, que acessam e buscam as mais importantes e verdadeiras informações ); que estejam abertas a encontrar alternativas e soluções inteligentes e inovadoras, com NEXO, diante da enorme gama de dados que recebem e do cenário de constantes mudanças que vivemos.
A pessoa nexialista tem foco aberto, visão sistêmica e atua de maneira criativa, cooperativa e participativa; busca diferentes e eficazes formas de fazer as coisas.
E como atua um líder nexialista?
É missão do líder criar um ambiente de aprendizado e integrativo, estimulando, desafiando e contribuindo com todos os colaboradores; reconhecendo e valorizando as competências individuais, pares e do grupo e, consequentemente, desenvolvendo equipes e profissionais comprometidos com os bons resultados pessoais e organizacionais.
E você, tem interesse em tornar-se um ( a ) nexialista?
Lenora Santos
Referências:
Nexialismo já! Alexandre Peconick
Nexialistas- Alberto Roitman e Anderson Bars
O Nexialismo e o Marketing- Walter Longo e José Luiz Tavares