Se a propaganda é a alma do negócio, como vender a si mesmo?
Qual a importância que você dá para sua autoimagem?
Qual é a imagem passa para o mundo?
O marketing pessoal vem para nos ajudar promover a nossa imagem, visando o nosso desenvolvimento, no âmbito pessoal e profissional.
A mensagem que passamos, seja pela maneira como nos expressamos, como nos vestimos, nossos interesses, os resultados que obtemos e, até mesmo, nossos posts em redes sociais, entre outras coisas, ajudam a formar a nossa imagem para os outros.
Ter boas maneiras, ser simpático, ser confiável, ter bons hábitos de higiene, vestir-se adequadamente, falar bem em público, ter respeito e saber ouvir são de fundamental importância para a pessoa que está construindo o seu marketing pessoal.
Outros fatores muito importantes para serem trabalhados são o senso de humor, assertividade, positividade, ética, resiliência e proatividade.
Ter satisfação no que faz, mesmo que não leve nenhuma vantagem e ser autêntico nas relações, também, contribui no desenvolvimento de uma boa imagem.
Profissionalmente, fazer um bom marketing pessoal, criar a sua marca pessoal- Personal Branding- é um grande diferencial competitivo.
Conhecer as pessoas e lembrar dos seus nomes, falar olhando nos olhos, dar um bom e educado aperto de mão e ter um “pitch” claro e objetivo para aproveitar as oportunidades de se apresentar e vender o que faz, defender uma causa ou apresentar um projeto, sem desperdiçar oportunidades, na velocidade em que vivemos, é de fundamental importância.
Além de tudo, ter uma boa imagem, acreditem, é porque pertencer e ser amado fazem parte das necessidades humanas básicas.
Algumas dicas para ser lembrado pelas pessoas:
Passar confiança;
Saber comunicar-se de maneira adequada para cada público;
Discutir boas idéias;
Ser humilde e natural;
Ter uma boa autoimagem;
Ser equilibrado e consistente nas suas atitudes;
Ser responsável e ético;
Ser criativo;
Ser positivo e simpático;
Acreditar no que faz;
Ser assertivo;
Cultivar boas relações;
Etc.
O que é interessante é que a pessoa não controla como será percebida, já que percepção é algo muito particular e dependerá do outro e da sua própria visão do mundo mas, felizmente, temos regras de conduta e elas, com certeza, serão levadas em conta.
Lenora de Oliveira Santos
Fontes:
Ray Grose- Como Vender Você
André Ortiz- Portal Administradores
Francisco Ferreira- A Casa do Aprendiz
Abraham Maslow- A Hierarquia de Necessidades de Maslow
Daniela Viek- O Poder da Marca Pessoal