Para ser líder de uma equipe seja, em primeiro lugar, líder de si mesmo!
Faça uma revisão de seus valores, crenças, missão e visão de vida.
O que é importante para você, no que acredita? Qual o seu verdadeiro papel nesse mundo, como vai contribuir e aonde quer chegar?
Quais são seus pontes fortes e pontos fracos?
Você sabe qual é o seu canal de comunicação predominante? Como prefere que as pessoas falem e se relacionem com você?
Somos diferentes, por exemplo, repare como gosta de estudar: lendo, ouvindo ou praticando? Conhecer o seu canal, e o das pessoas, será de fundamental importância para estabelecer relações intra e interpessoais saudáveis.
O que lhe motiva ou desmotiva, o que lhe acalma ou estressa?
Aprenda a criar recursos para gerenciar as suas emoções, isso lhe dará inteligência emocional para lidar com adversidades e conflitos. A pessoa que tem inteligência emocional aprende a ser resiliente, isto é, consegue passar por situações difíceis e tirar aprendizados.
A confiança é considerada o combustível das relações e, para isso, é necessário que você confie e transmita confiança. Cumpra com a sua palavra.
A autoconfiança ajuda o líder na tomada de decisões, a assumir riscos e a responsabilidade por suas escolhas.
Seja assertivo. Expresse-se de maneira clara e firme, porém, sem ferir e magoar as pessoas.
Pergunte e esteja aberto à escutar, interesse-se pelo que as pessoas têm a dizer.
Dê e receba feedbacks respeitando e valorizando a diversidade.
Seja empático, aprenda a colocar-se no lugar do outro.
Seja grato. A gratidão é um sentimento que quebra muros, abra portas e solidifica relações. Ao expandir esse sentimento para sua equipe, o nível de satisfação, confiança e colaboração aumentará consideravelmente.
Você precisa ser um exemplo de integridade, ética, respeito, humildade, flexibilidade, determinação, colaboração, justiça e transparência.
Inspire as pessoas.
Crie, inove e dê espaço para as pessoas compartilharem suas ideias.
Ame o que faz. Sinta prazer em servir, em ajudar no crescimento e no desenvolvimento das pessoas, da equipe e da empresa. Leve esse sentimento de felicidade para todos.
Comemore as vitórias, mesmo que pequenas.
Corrija, ensine e aprenda com seus erros e com os dos seus colaboradores.
E, principalmente, esteja aberto às mudanças!
Os melhoras líderes são capazes de mudar e adaptar-se aos novos cenários que se apresentam e isso lhes ajudará a construir uma equipe segura, confiante e participativa.
Lenora de Oliveira Santos
Fontes: Endeavor, Great Place to Work, Gallup e Dale Carnegie