Cenário competitivo, tempos difíceis e crise são expressões que fazem parte da nossa realidade.
Alguns deixam-se abater enquanto, os mais otimistas, acreditam e investem na criatividade e inovação nas suas empresas.
Mas, o que essas palavras, tão poderosas, querem dizer?
A criatividade é a habilidade de gerar novas idéias adequadas e úteis ao crescimento e desenvolvimento do negócio.
A criatividade é a base da inovação.
Algumas empresas já têm como prática a utilização do brainstorm ( tempestade mental ) desenvolver e aprimorar ideias e soluções para suas necessidades.
O brainstorm pode acontecer a partir de uma demanda específica, ou de uma pergunta poderosa, para ativar a criatividade nas pessoas.
Por exemplo: – O que podemos oferecer como uma facilidade para nossos clientes?
Pode ser produto, serviço, tecnologia etc.
Algumas empresas têm talentos criativos e devem estimulá-los a contribuir.
E, se o estímulo for reconhecido e/ou recompensado, haverá mais pessoas motivadas dar ideias e sugestões.
Na verdade, todos podem participar do processo criativo, contanto que deixem a vergonha, o medo e o julgamento de lado; sejam flexíveis e abertos para o novo.
Já a inovação é a introdução e implementação da criatividade ao negócio.
“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, o maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes? “Peter Drucker
A inovação demanda tempo, dedicação e investimentos. Pode ter erros e acertos; pode precisar de ajustes mas, nesse momento é, efetivamente, o fator decisório entre a continuidade e o sucesso ou o desaparecimento da empresa.
“Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais. “