“A confiança é considerada o lubrificante dos relacionamentos.”
Quando o líder se preocupa com o impacto que as suas decisões afetarão os seus funcionários, e com a opinião das pessoas sobre críticas, ideias e sugestões, ele abre um canal de transparência na comunicação que, com certeza, implicará nos resultados que a empresa virá a colher.
No momento que a confiança é estabelecida, o nível de entrega, sinergia e comprometimento aumentam consideravelmente.
Ter autoconfiança, também, contribui para que a confiança no ambiente de trabalho aconteça naturalmente, pois, o profissional que tem autoconfiança consegue valorizar, respeitar e alegrar-se com as conquistas dos colegas, pares e superiores.
“A confiança não pode ser construída pela iniciativa independente, ela é construída a partir das decisões que o líder toma de manter a empresa próspera e bem sucedida.”
Para os funcionários nas empresas excelentes existe:
Confiança entre equipe, pares e gestores.
Orgulho de fazer o que fazem.
Pessoas que gostam e admiram as pessoas com as quais trabalham.
Tratamento com respeito e dignidade.
Imparcialidade, não há favoritismo.
11 dicas para construir confiança:
-Dar a vitória:
Deixar o outro ganhar primeiro. Ceder.
A pessoa tem que perceber que é tão capaz quanto você.
-Ouvir e aprender:
Atenção, tempo e foco.
Dar importância ao que as pessoas têm a dizer.
-Apreciar o valor dos outros:
Conhecer e valorizar os pontos positivos.
Apreciar e valorizar constrói confiança.
-Dar atenção aos detalhes:
Lembrar do que ouviu e viu.
Buscar o entendimento e a compreensão.
-Confiar nos outros:
Nada é pior do que a desconfiança.
Pense em como gosta de ser tratado.
Confie em primeiro lugar.
-Encontrar soluções:
Às vezes, a solução do problema de outra pessoa é um sacrifício da sua parte.
Esteja disposto a ser a solução do problema de alguém ou da sua equipe.
Escute e respeite as soluções vindas da sua equipe.
-Aprender com erros:
Não cometa o mesmo erro duas vezes.
As pessoas vão perdoar erros cometidos por pessoas genuínas tentando fazer a coisa certa.
Trabalhe duro, com foco e atenção, para evitar erros repetidos.
-Fazer direito:
Cometer os mesmos erros podem desgastar a confiança.
A pessoa constrói confiança quando corrigi erros.
-Dar crédito e elogiar:
As pessoas querem ser importantes.
Se você ajudar as pessoas a serem importantes e valiosas você se tornará valioso.
-Fazer o que diz:
Tudo se resume a isso: Regra de Ouro.
Se você não é capaz de fazer o que diz, as pessoas não confiarão na sua liderança.
O líder tem que agir como o proprietário: cuidar da sua equipe. Ser o exemplo.
Se o líder não fizer a manutenção da rotina não saberá aproveitar as oportunidades.
“O ingrediente mais importante de um local de trabalho excelente é a confiança.”
Fontes:
Great Place to Work
Results On e smartblogs.com