Agosto em Gramado

A encantadora temporada de inverno nos brinda com quatro eventos de grande expressividade: Projeto Miniarte Internacional, Gramado Winter Season, Gramado Summit e Festival de Cinema.

O Intercâmbio Internacional, Miniarte, em exposição no Centro Municipal de Cultura, foi idealizado em 2003 e é coordenado pela artista plástica Clara Pechansky. Esse ano, com o tema Ilusão, reúne obras de 173 artistas, profissionais e amadores, do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, México, Estados Unidos e Espanha. O Projeto viaja pelos 5 continentes unindo os povos através da arte. De Gramado temos obras dos artistas Rita Gil, Debora Irion, Marilei Andreis, Gleci Rillo e Ricardo Wittmann. E, de forma amadora, minha obra, também.

O Gramado Winter Season nos leva a uma Gramado Premium, que transborda elegância na arte, moda, cinema e gastronomia.

Grandes mestres do setor de luxo apresentaram as tendências mundiais, que podemos modelar, para nos tornarmos um destino desejável para viajantes que buscam experiências que se alinham aos seus lifestyles, aos seus valores e, principalmente, a urgência de viver o luxo com respeito, consciência e sustentabilidade.

Em paralelo, tivemos a 2ª edição da Gramado Summit, evento idealizado por Marcus Rossi, onde, em 3 dias, só respiramos inovação, empreendedorismo e ideias disruptivas para problemas cotidianos. Na Gramado Summit, muitos jovens revelaram, através de suas startups, como a tecnologia pode contribuir para minimizar impactos, promover o bem- estar e uma sociedade mais justa.

Vimos várias gerações engajadas ao propósito de encontrar soluções, ecologicamente corretas, para vivermos o processo do desenvolvimento socioeconômico e ambiental de maneira democrática e sustentável.

Na 1ª edição do Gramado Summit, um time da nossa cidade venceu a batalha das startups: Gregório Nardini, Jonathan Szablevski e Tharso Ferreira com a plataforma JOBER para busca de empregos. Esse ano, o vendedor foi a Contraktor de Curitiba.

E, com esplendor, chega o momento da sétima arte. O 46º Festival de Cinema de Gramado, cujo nome oficial é Festival de Cinema Brasileiro e Latino, realizado no Palácio dos Festivais, na bela Borges de Medeiros, com direito a tapete vermelho e calçada da fama. Tamanha relevância que, em 2006, foi consagrado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul e levou o nome de Gramado para o cenário internacional.

Dentro do Festival, destaca-se os Curtas Gaúchos e as obras dos alunos do Projeto Educavídeo, que existe desde 2011 e capacita jovens cineastas, de 12 a 17, das escolas públicas de Gramado, nas técnicas audiovisuais.

O evento culmina com a entrega dos prêmios: Kikito, o Deus da alegria, estatueta criada pela gramadense Elizabeth Rosenfeld, para os profissionais que vencem o Festival em diferentes categorias e troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado aos homenageados ligados ao cinema.

E agosto, quase se despedindo, nos deixa a prévia de setembro: 10º Festival de Cultura e Gastronomia e a Semana Farroupilha.

Obrigada, agosto!

Lenora Santos

Contato

Av. das Hortênsias, 2676, loja 6, Ed. Vale do Quilombo, Centro, Gramado, RS

Visualizar no Waze