Você sabe o que é Coaching?

Na Grécia antiga, Sócrates afirmava que não se ensina nada a ninguém. Para ele, a pessoa já nasce com potencial e recursos internos.

O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso, ele faz uso de perguntas simples, e quase ingênuas, que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente, baseadas em valores e preconceitos da sociedade e auxiliá-lo, assim, a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo. “ H. Stavemann.

A terminologia Coach teve sua origem em 1500, na Europa, para designar o condutor de carruagem que transportava pessoas de um local para o outro. Nessas carruagens, muitas vezes, durante a viagem, a pessoa ia acompanhada do professor adquirindo conhecimentos.

Por volta de 1800, o Coach passou a ser o mentor que ajudava o aluno a se preparar para exames universitários.

Em 1970, Tim Galley, foi primeiro técnico esportivo a usar essa terminologia. Ele percebeu que seus atletas mantinham diálogos internos e que a qualidade desses diálogos era o diferencial para impulsionar, ou limitar, o atleta para atingir o seu melhor desempenho, independente da sua condição física e/ou técnica. E, para potencializar os recursos, e atingir um alto desempenho, ele trabalhou nos atletas o que denominou de “O Jogo Interior”.

Mais tarde, após a observação dos excelentes resultados esportivos, as organizações decidiram investir nessa metodologia.

Na década de 80, os Programas Mundiais de Liderança incluíram o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a incorporar esse processo como uma das mais poderosas ferramentas de gestão para obter resultados positivos, mesmo atravessando as constantes mudanças e pressões.

Em meados de 90, o Coaching, desenvolveu-se como uma disciplina mais independente e as associações profissionais, como a International Coaching Federation, ajudaram a desenvolver um conjunto de normas de formação.

O que diferencia o Coaching da Consultoria, Psicologia, Terapia, Mentoria e do Aconselhamento é que o profissional Coach não trata patologias e nem oferece respostas e soluções.  Através de perguntas poderosas, ele ajuda o Coachee (cliente) a criar recursos internos para desenvolver estratégias e encontrar respostas para atingir suas metas e objetivos presentes, projetados para o futuro.

O processo é simples, dinâmico e sigiloso.

Atualmente, existe vários nichos de Coaching: pessoal, profissional, financeiro, de estilo entre outros.

O que você quer mudar, melhorar ou conquistar?

Lenora de Oliveira Santos

Contato

Av. das Hortênsias, 2676, loja 6, Ed. Vale do Quilombo, Centro, Gramado, RS

Visualizar no Waze