Metas

Você no controle da sua vida!

Brian Tracy, palestrante motivacional e autor, afirma que o ser humano só se sente, realmente, feliz quando está avançando, passo a passo, em direção a alguma coisa que lhe é importante.

E, para alcançar alguma coisa de maneira efetiva, podemos e devemos traçar metas.

A adoção de metas proporciona a sensação de significado e propósito.

Traçar metas, e caminhar em direção a elas, dá força, vida e coragem e, quando alcançadas, fortalece a pessoa para ir em direção a conquistas, cada vez, maiores.

Então, de que maneira devemos começar a traçar nossas metas?

O primeiro passo é acreditar que você, realmente, pode e quer alcançá-las; que você está comprometido e é responsável pelo processo; que você, e somente você, está no controle de sua vida. E isso está, diretamente, ligado a sua autoconfiança para definir a qualidade de seus pensamentos, de suas escolhas e de suas ações.

É provado que toda pessoa de sucesso está sempre com sua atenção voltada para o que ela quer e desenvolve maneiras para alcançá-las. Cria estratégias e soluções para qualquer tipo de limitação que possa impedí-la de conquistar o que deseja. O contrário, também, acontece, a pessoa que foca no que não quer, nos seus problemas e preocupações não vislumbra as possibilidades de conquistas.

Já que sabe-se que as metas dão sentido a nossas vidas e que nos possibilita termos o futuro que desejamos, por que tantas pessoas não tem esse hábito? Segundo Brian Tracy, muitas famílias não têm esse costume, vivem dia após dia, sem fazer projetos para o futuro; outras pessoas porque não sabem como fazê-lo; algumas pessoas têm medo da rejeição e tem a crença limitante de que, alcançando suas metas e crescendo pessoal ou profissionalmente, poderão ser mal visto pela família e/ou grupo social e, por último, pessoas que temem não conseguir e ficam temerosas quanto a opinião dos outros (para esse grupo de pessoas ele nos orienta guardar segredo sobre suas metas).

Nossas metas devem estar alinhadas aos nossos valores e isso porque os valores são os pilares que sustentam a nossa existência.

Responda: -o que é, realmente, importante na sua vida? Se suas metas forem de encontro aos valores que você mais preza, você estará indo em direção ao que, verdadeiramente, acredita e faz sentido na sua vida.

“Com que grande realização eu ousaria sonhar se soubesse que não tinha como falhar, se tivesse absoluta certeza de que conseguiria alcançar? “

Qualquer meta, grande ou pequena, de curto ou longo prazos, qual escolheria? Como faria isso?

Tenha certeza que os únicos sabotadores para realização de suas metas são sua força de vontade e o tempo que você está disposto a investir no que for preciso.

Quando establecer sua meta lembre-se de listar tudo que precisará fazer para alcançá-la e determine o prazo para atingí-la. A partir daí, monte um plano de ação. Mas, se por algum motivo, não conseguir atingir sua meta no prazo preestabelecido, redefina o prazo e siga adiante. Examine o que saiu do planejamento e o que poderá fazer para encontrar as melhores alternativas.

Para metas de médio e longo prazos subdividí-las facilitará o acompanhamento. Por exemplo: para uma meta com o prazo de 1ano, fazer o acompanhamento trimestral, bimestral, mensal, semanal e/ou diário do que está sendo conquistado facilitará a revisão do cronograma, fazendo ajustes e incrementando novas diretrizes.

Lembre-se de parabenizar-se e de comemorar toda vitória que for alcançando, mesmo que bem pequena.

Agora que você está consciente do que é uma meta e de sua importância, vamos ao passo a passo para você conquistar o que quiser.

Visualize, diariamente suas metas. Pense nas suas metas, fale delas, escreva-as, e analise-as regularmente. Identifique o que precisará fazer e a quem poderá recorrer para ajudá-la.

Muito importante:
“tenha clareza quanto a sua meta, mas seja flexível quanto aos procedimentos para alcançá-la. “
As metas devem ser espertas, isto é:
Específicas- Clara e objetiva- O que eu quero, especificamente?
Sistêmica- Estar inserida no todo- Como minha meta afetará a mim e aos outros?
Prazo- Estabelecer o prazo para ser alcançada. Quando quero conseguir?
Evidênciada- Ter indicadores. Como você saberei que atingi a meta?
Recursos- Tudo que é necessário. O que e de quem precisarei?
Tamanho- Curto, médio ou longo prazos- Em quanto tempo conseguirei?
Alternativas- Planos B, C. Quais são os outros passos poderei dar?

Outra maneira, bem criativa, que Brian Tracy nos ensina é a ginástica mental.

Ele criou a Fórmula dos 3 Ps para o atingimento de metas que diz que as metas têm que ser Positivas, Pessoais e devem ser escritas no Presente.

Escreva, em forma de pergunta, no alto de uma folha de papel em branco, uma meta que você queira alcançar, depois crie várias respostas para sua pergunta, no positivo, de forma pessoal e no presente. Vale usar os recursos da meta Esperta.

Ele nos orienta a escrever, pelo menos, 20 respostas e diz que sabe não ser fácil, mas o nome da ferramenta é ginástica e teremos malhar nossos cerébros para conseguirmos alternativas para alcançar o que queremos.

Depois de definidas as respostas, escolha uma ação para, imediatamente, começar a fazer para ir em direção ao que deseja.

Para obter sucesso na realização de suas metas você deverá ser perseverante e ter disciplina.

Segundo Conrad Hilton: “O sucesso parece estar ligado à ação. Os homens de sucesso estão sempre em movimento. Eles cometem erros, mas não desistem.”
Uma coisa teremos que ter em mente, apesar de estarmos no caminho certo, alguns contratempos podem surgir, mas é sabido que o sucesso acontece de tentativas e erros. E se você, realmente, acredita e deseja o seu objetivo, deverá perseverar, buscar forças e novos recursos para alcançá-lo.

Napoleon Hill escreveu: “Antes que o sucesso se manifeste na vida de qualquer homem, ele certamente se deparará com muitas derrotas temporárias e talvez algum fracasso. Quando a derrota se abate sobre um homem, a coisa mais fácil e lógica é desistir. E é exatamente isso que a maioria dos homens e mulheres faz.”

Para finalizar, Brian Tracy nos dá 21 passos para alcançarmos o sucesso:
– Liberte seu potencial- acredite que você pode tudo que quiser.
– Assuma o controle da sua vida- você é a única responsável por você.
– Crie seu próprio futuro- planeje seu futuro ideal.
– Defina seus valores- o que é importante para você?
– Defina suas verdadeiras metas – para cada area da sua vida.
– Defina com clareza seu principal objetivo- o que eu quero?
– Analise suas crenças – o que acredita sobre você e sobre a vida.
– Comece pelo início- avalie como está hoje e onde quer chegar.
– Avalie seu progresso- estabeleça indicadores de resultados.
– Remova os obstáculos- encontre soluções.
– Torne-se um expert no seu campo de ação- invista em você.
– Associe-se as pessoas certas- pessoas que poderão lhe ajudar.
– Trace um plano de ação- planeje e organize.
– Administre bem o seu tempo- defina suas prioridades.
– Reveja diariamente suas metas- para ver se está no caminho certo.
– Visualize constantemente suas metas- imagens mentais têm poder.
– Ative seu superconsciente- ideias e intuições.
– Mantenha-se flexível em todas as circunstâncias- abra-se à possibilidades.
– Libere sua criatividade inata- desperte sua genialidade para o novo.
– Realize algo todos os dias- que a impulsione para sua meta.
– Persista até conseguir- perseverança é qualidade dos vencedores.

Agora que você já tem todas as orientações e ferramentas que precisa, só não conquistará seu futuro ideal se não quiser.
Boa sorte !

Esse artigo foi baseado no livro Metas de Brian Tracy

Lenora de Oliveira Santos

Contato

Av. das Hortênsias, 2676, loja 6, Ed. Vale do Quilombo, Centro, Gramado, RS

Visualizar no Waze