Liderança Contemporânea

 

 

Para ser líder de uma equipe seja, em primeiro lugar,  líder de si mesmo!

Faça uma revisão de seus valores, crenças, missão e visão de vida.

O que é importante para você, no que acredita?  Qual o seu verdadeiro papel nesse mundo, como vai contribuir e aonde quer chegar?

Quais são seus pontes fortes e pontos fracos?

Você sabe qual é o seu canal de comunicação predominante? Como prefere que as pessoas falem e se relacionem com você?

Somos diferentes, por exemplo, repare como gosta de  estudar: lendo, ouvindo ou praticando? Conhecer o seu canal, e o das pessoas, será de fundamental importância para estabelecer relações intra e interpessoais saudáveis.

O que lhe motiva ou desmotiva, o que lhe acalma ou estressa?

Aprenda  a criar recursos para gerenciar as suas emoções, isso lhe dará inteligência emocional para lidar com adversidades e conflitos. A pessoa que tem inteligência emocional aprende a ser resiliente, isto é, consegue passar por situações difíceis e tirar aprendizados.

A confiança é considerada o combustível das relações e, para isso, é necessário que você confie e transmita confiança. Cumpra com a sua palavra.

A autoconfiança  ajuda o líder na tomada de decisões, a assumir riscos e a responsabilidade por suas escolhas.

Seja assertivo. Expresse-se de maneira clara e firme, porém, sem ferir e magoar as pessoas.

Pergunte e esteja aberto à escutar, interesse-se pelo que as pessoas têm a dizer.

Dê e receba feedbacks respeitando e valorizando a diversidade.

Seja empático, aprenda a colocar-se no lugar do outro.

Seja grato. A gratidão é um sentimento que quebra muros, abra portas e solidifica relações.  Ao expandir esse sentimento para sua equipe, o nível de satisfação, confiança e colaboração aumentará consideravelmente.

Você precisa ser um exemplo de integridade, ética, respeito, humildade, flexibilidade, determinação, colaboração, justiça e transparência.

Inspire as pessoas.

Crie, inove e dê espaço para as pessoas compartilharem suas ideias.

Ame o que faz. Sinta prazer em servir, em ajudar no crescimento e no desenvolvimento das pessoas, da equipe e da empresa. Leve esse sentimento de felicidade para todos.

Comemore as vitórias, mesmo que pequenas.

Corrija, ensine e aprenda com seus erros e com os dos seus colaboradores.

E, principalmente, esteja aberto às mudanças!

Os melhoras líderes são capazes de mudar e adaptar-se aos novos cenários que se apresentam e isso lhes ajudará a construir uma equipe segura, confiante e participativa.

 

 

Lenora de Oliveira Santos

Fontes: Endeavor, Great Place to Work, Gallup e Dale Carnegie

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