Feedback

O feedback é uma técnica que visa dar um parecer a um comportamento ou a um acontecimento.

O hábito de dar e receber feedbacks é de fundamental importância para as pessoas e equipes: primeiro para elas saberem que estão indo na direção certa e segundo para permitir o ajuste e dar oportunidade de melhorias.

O feedback positivo aumenta a autoconfiança e a autoestima das pessoas, já o feedback negativo é recomendado ser dado em particular, buscando o desenvolvimento e aprimoramento.

Porém, nem todas as pessoas estão preparadas para dar e receber feedbacks.

É preciso muita atenção e cautela, inclusive, quanto ao momento de dar um feedback.

Em momentos de tensão é recomendado que se evite o feedback para não piorar a situação, mas logo que a situação acalmar, dar o feedback para não perder os detalhes a serem compartilhados.

É muito importante que, ao dar o feedback, ele seja pontual ao fato e/ou comportamento para evitar generalizações.

Para que o feedback negativo tenha eficácia será fundamental que as pessoas entendam o motivo de tê-lo recebido e ofereçam alternativas melhorias.

 

Tipos de feedback:

Sanduíche:

A pessoa começa a conversa sobre os pontos positivos evidenciados e, logo após, fala sobre o que foi observado que deve ser mudado ou melhorado.

É interesssante procurar entender o motivo da performance insatisfatória e no final, sempre, incentivar ações de melhoria.

 

Descritivo:

A pessoa que dará o feedback deverá descrever a atitude ou acontecimento que gerou a insatisfação e como se passou, sem julgamentos. Sempre escutar as pessoas e estimular um plano de melhoria.

 

Específico:

Falar , claramente, sobre o fato ou comportamento a ser melhorado ou elogiar a performance das pessoas.  Mesmo em caso de feedback positivo, desenvolver um plano de melhoria.

 

Atenção:

É importante conhecer as pessoas pois, algumas, por serem tímidas, podem ficar constrangidas mesmo com feedbacks positivos em público.

Nunca confundir desabafo de emoções com feedback.

Os líderes que costumam, além de dar,  receber feedbacks inspiram mais confiança e conseguem melhores resultados de suas equipes.

 

 

Lenora de Oliveira Santos

Contato

Av. das Hortênsias, 2676, loja 6, Ed. Vale do Quilombo, Centro, Gramado, RS

Visualizar no Waze