Eu S.A.

 

“Corra! Bem vindo à Era EU S.A. Você não é um título ou um cargo em uma empresa. Você é uma marca. Administre-se ou está frito.” Tom Peters

 

Há alguns anos, a carta de apresentação e currículo eram os únicos veículos que o profissional tinha para apresentar-se e as empresas, no primeiro momento, para conhecê-lo.

Atualmente, com o advento da internet, a visibilidade tornou-se muito mais rápida.

Qualquer busca no Google oferece muitas informações a respeito de qualquer profissional e de qualquer empresa.

Nesse cenário, para destacar-se, o profissional precisará ter autoliderança para construir e gerir a própria marca- personal branding.

A marca pessoal é a tradução de quem você é e do você que faz de especial.

Para construir essa marca é necessário que a pessoa conheça suas qualidades, pontos fortes, valores, missão, visão, habilidades, resultados alcançados etc, enfim, precisa ter autoconsciência e autopercepção.

A importância de se construir uma marca pessoal é para o profissional promover a sua imagem, para destacar-se no mundo real e nas redes sociais.

Criar um pitch elevator, um pequeno discurso para apresentar e “vender” a sua marca pessoal, é uma poderosa estratégia para aproveitar as oportunidades.

Sua marca pessoal precisa ser atraente, forte e confiável; precisa ter um conteúdo diferenciado, relevante e genuíno para contribuir com o seu público alvo.

Usar os3 Cs do marketing ajudará a investigar e encontrar respostas para construção da sua marca:

C- clareza- Quem eu sou e como posso contribuir? Por que devo ser escolhido?

C- consistência- Quais são os maiores atributos da minha marca? Ter coerência entre o que fala e faz: diferenciais e resultados.

C- constância- O que devo fazer para manter a minha marca atrativa e atualizada? Buscar a melhoria contínua e ter direcionadores e objetivos estratégicos consistentes.

Na verdade, a pessoa será uma marca de sucesso quando tornar-se memorável, reconhecida e respeitada na sua area de atuação; quando o seu público alvo a escolher e acreditar no seu potencial para ajudá-lo a melhorar a sua performance, atender a sua necessidade e/ou a solucionar os seus problemas.

 

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”Jeff Bezos

Fontes:

Personal Branding- Arthur Bender

A marca Você- Tom Peters

Lenora de Oliveira Santos

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