Confiança

“A confiança é considerada o lubrificante dos relacionamentos.”

Quando o líder se preocupa com o impacto que as suas decisões afetarão os seus funcionários, e com a opinião das pessoas sobre críticas, ideias e sugestões, ele abre um canal de transparência na comunicação que, com certeza, implicará nos resultados que a empresa virá a colher.

No momento que a confiança é estabelecida, o nível de entrega, sinergia e comprometimento aumentam consideravelmente.

Ter autoconfiança, também, contribui para que a confiança no ambiente de trabalho aconteça naturalmente, pois, o profissional que tem autoconfiança  consegue valorizar, respeitar e alegrar-se com as conquistas dos colegas, pares e superiores.

“A confiança não pode ser construída pela iniciativa independente, ela é construída a partir das decisões que o líder toma de manter a empresa próspera e bem sucedida.”

Para os funcionários nas empresas excelentes existe:

Confiança entre equipe, pares e gestores.

Orgulho de fazer o que fazem.

Pessoas que gostam e admiram as pessoas com as quais trabalham.

Tratamento com respeito e dignidade.

Imparcialidade, não há favoritismo.

 

11 dicas para construir confiança:

-Dar a vitória:

Deixar o outro ganhar primeiro. Ceder.

A pessoa tem que perceber que é tão capaz quanto você.

 

-Ouvir e aprender:

Atenção, tempo e foco.

Dar importância ao que as pessoas têm a dizer.

 

-Apreciar o valor dos outros:

Conhecer e valorizar os pontos positivos.

Apreciar e valorizar constrói confiança.

 

-Dar atenção aos detalhes:

Lembrar do que ouviu e viu.

Buscar o entendimento e a compreensão.

 

-Confiar nos outros:

Nada é pior do que a desconfiança.

Pense em como gosta de ser tratado.

Confie em primeiro lugar.

 

-Encontrar soluções:

Às vezes, a solução do problema de outra pessoa é um sacrifício da sua parte.

Esteja disposto a ser a solução do problema de alguém ou da sua equipe.

Escute e respeite as soluções vindas da sua equipe.

 

-Aprender com erros:

Não cometa o mesmo erro duas vezes.

As pessoas vão perdoar erros cometidos por pessoas genuínas tentando fazer a coisa certa.

Trabalhe duro, com foco e atenção, para evitar erros repetidos.

 

-Fazer direito:

Cometer os mesmos erros podem desgastar a confiança.

A pessoa constrói confiança quando corrigi erros.

 

-Dar crédito e elogiar:

As pessoas querem ser importantes.

Se você ajudar as pessoas a serem importantes e valiosas você se tornará valioso.

 

-Fazer o que diz:

Tudo se resume a isso: Regra de Ouro.

Se você não é capaz de fazer o que diz, as pessoas não confiarão na sua liderança.

O líder tem que agir como o proprietário: cuidar da sua equipe. Ser o exemplo.

 

Se o líder não fizer a manutenção da rotina não saberá aproveitar as oportunidades.

“O ingrediente mais importante de um local de trabalho excelente é a confiança.”

 

 

 

Fontes:

Great Place to Work

Results On e smartblogs.com

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