Aprendendo a Escolher

Nossa vida é feita de escolhas e nós somos o resultado delas.

“A liberdade da escolha deve ser mais valorizada que qualquer bem que a terra possa dar.”

Escolher não é tarefa fácil pois, exigirá da pessoa maturidade e consciência.

Não há como escolher o resultado de nossas escolhas, por isso, escolher requer acreditar em si mesmo e ter coragem de assumir os riscos.

Uma boa sugestão, para quem está em dúvidas na hora de fazer a sua escolha, é refletir sobre ela e medir as consequências: o que ganho? o que perco?

Porém, temos que ter cautela em relação a nossas escolhas para que elas sejam ecologicamente corretas e não prejudiquem a terceiros.

Para o jovem, que está se autoconhecendo, é importante saber que não existem escolhas certas, nem erradas, e que todas as escolhas nos dão oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Nossas escolhas de hoje terão reflexo no amanhã e saber fazer escolhas seguras, alinhadas aos nossos valores, é participar ativamente da construção do nosso destino.

A pessoa pode escolher ser ou ter o que quer ou aceitar ser ou ter o que os outros querem que ela tenha ou seja.

Para o jovem é importante salientar que para fazer escolhas é fundamental analisar toda gama de informações recebidas, identificar seus talentos, dons e aptidões, mergulhar em si, seguir sua intuição e decidir qual caminho seguir.

Mas, para muitos, isso não é tão fácil. Toda pessoa que está tendo dificuldades em seus momentos de decisão, optar fazer um processo de Coaching será extremamente gratificante pois, desenvolverá a autoconfiança, autoliderança e fortalecerá a identidade.

Na hora da escolha de uma carreira profissional o mais importante para o jovem é saber o que ele admira naquela profissão, que habilidades ele tem para exercê-la e o quanto de desejo ele tem para seguí-la, deixando para segundo plano o status e a remuneração. É sabido que pessoas que, em suas escolhas profissionais, priorizaram recompensas materiais, terminaram infelizes, frustradas e muitas vezes, doentes.

“Siga sua paixão. Faça o que você gosta e o dinheiro virá. A maioria das pessoas não acredita nisso mas, é verdade.” Oprah Winfrey.

É importante esclarecer para o jovem que a universidade não é a única porta para o sucesso profissional, muitos jovens que optam por cursos técnicos, ou por empreender em seu próprio negócio, sentem-se felizes e gratificados.

Hoje em dia, existe uma gama de alternativas profissionais mas, antes de fazer uma escolha é importante o jovem identificar o que ama, o que lhe dá prazer e no que ele quer e pode contribuir para poder realizar a sua missão de vida, que é a razão de toda existência humana.

E, finalizando, lembrar que sempre poderemos fazer novas escolhas na busca da nossa realização e felicidade.

Referência:
Biblioteca Digital, Os 7 Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes, Orientação Profissional( sob o enfoque da análise do comportamento) .

Contato

Av. das Hortênsias, 2676, loja 6, Ed. Vale do Quilombo, Centro, Gramado, RS

Visualizar no Waze