Administração do Tempo

Estudos comprovam que as pessoas que sabem administrar o seu tempo ganham qualidade de vida.

O planejamento das atividades diárias pode fazer toda diferença na vida das pessoas.

O ditado “Tempo é Dinheiro” já está, comprovadamente, sendo substituido por “Tempo é Vida.”

Muitos profissionais que dedicavam excessivas horas com o trabalho, acabaram pagando um preço alto com doenças, afastamento da família e amigos, falta de ânimo para lazer entre outras coisas, constataram que a produtividade e a qualidade de vida aumentaram com a determinação de melhor administrarem suas horas de trabalho.

Outro fator fundamental é a pessoa descobrir o valor e a importância do seu tempo.

“O tempo é mais precioso e essencial do que o dinheiro” porque sabe-se que é impossível uma pessoa pegar emprestado o tempo de outra, enquanto que, dinheiro pode-se conseguir com certa facilidade.

Os segredos para uma boa administração de tempo são: ter disciplina, uma ferramenta que auxilie na organização das tarefas diárias e usá-las regularmente.

Cada pessoa pode escolher o método que mais se identifique: agenda e o outlook são alguns exemplos mas, cada pessoa deverá utilizar o método que mais se identifique.

Renata Avediane -Você S/A- nos alerta para ferramentas que, se mal utilizadas, podem tornar-se vilãs na nossa organização diária e dá dicas:
– e.mail- escolher os momentos do dia para abrí-los .
– MSN, Facebook – se particular, deixar para os momentos de lazer.
– telefones e celulares- se possível, delege o atendimento ou desligue quando estiver em uma tarefa que exija concentração.
– reuniões- devem ser curtas, objetivas e bem planejadas.
– cafezinhos- evitar durante o expediente, tome em momentos que estiver com tempo livre ou precisando de pausa.
– interrupções e visitas inesperadas- avalie a importância e saiba dizer não, se necessário.

Crhistian Barbosa, no livro A Tríade do Tempo, nos diz que as tecnologias surgiram para nos poupar tempo, porém, aumentaram a velocidade com que as tarefas e os compromissos chegam à nós.

Ainda no livro, A Tríade do Tempo, ele nos ensina que para termos uma vida saudável deveríamos equilibrar o que ele chama de Tríade, que são nossas atividades diárias, e classificá-las em:

Importantes – metas pessoais e profissionais, projetos , família e atividade física.

Urgentes – algo que tem que ser feito com rapidez e que exige atenção instantânea.

Circunstanciais – coisas que outras pessoas solicitam que se faça e imprevistos.

Para ter uma vida equilibrada deveríamos, percentualmente, gastar em tempo:
70% com tarefas IMPORTANTES
20% com tarefas URGENTES
10% com tarefas CIRCUNSTANCIAIS

7 dicas de administração do tempo do especialista em produtividade Christian Barbosa:
1. Planeje a semana.
2. Verifique e responda e.mails em horários específicos.
3 .Defina objetivos.
4. Compartilhe responsabilidade.
5. Organize seu ambiente.
6. Saiba dizer não.
7. Reserve tempo para você.

Dados de pesquisa:
– O brasileiro dedica, apenas, 30% do seu tempo para atividades importantes na sua vida.
– Mulheres têm maior foco entre as urgências e as atividades importantes.
– 75% das mães vão as reuniões escolares e , apenas, 6% de pais.
– 91% das mães levam os filhos ao médico contra 4% de pais.
– Homens têm maior volume de atividades cirscunstanciais do que as mulheres.
– Na Espanha, já existe certificação para “empresas familiarmente responsáveis” (que ajudam a mulher a conciliar vida pessoal,familiar e trabalho).

Administrar o tempo traz ótimos benefícios para a vida das pessoas de todas as idades e atividades.
Quem administra seu tempo ganha a tranquilidade do dever cumprido e, consequentemente, tempo para viver bem e ser feliz.
E você, sabe administrar o seu tempo?

Fontes: FGV, Você S/A, livro a Tríade do Tempo.

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